domingo, 27 de dezembro de 2009

AMIGO OCULTO POR TODA A VIDA.

Ação quer ampliar o cadastro de doadores de medula óssea em hemocentros pelo país

Aproveitando o clima de solidariedade e reflexão do fim de ano, a Propeg criou para o Ministério da Saúde uma campanha de incentivo à doação de medula óssea. Com o conceito “Seja o amigo oculto de alguém por toda a vida”, a campanha conta com dois filmes para TV, dois spots,  anúncio de revista, banners e peças de internet. Os filmes tem estreia marcada para hoje (quarta-feira 23) e seguem até o dia 27 desse mês.


Num dos filmes, uma mulher, em cena típica de quem vai revelar seu amigo oculto, diz que não sabe quem ele é, mas deseja a ele um 2010 cheio de realizações, amor e, principalmente, vida. No segundo filme, uma criança com a cabeça raspada também diz não conhecer seu amigo oculto. E em tom agradecido diz que ele deve ser uma pessoa muito gente boa, pois lhe deu um presente muito especial. Um presente que a sua família não podia lhe dar. Ela finaliza dizendo que foi o presente da sua vida. Em ambos a locução conclui: “Dê um presente para quem depende de você para viver. Procure um hemocentro e cadastra-se como doador de medula óssea.”

A campanha tem criação de Geisa Lopes, Cláudio Leite, Maurício Passarinho, Luciano Crispiniano e Mauro Martins. A direção de criação é de Cláudio Leite e de Ana Luísa Almeida.

Compatibilidade é de 1 para 1 milhão — O transplante de medula óssea ajuda pacientes que sofrem de leucemia, câncer que diminui a produção de células sanguíneas normais, causa transtornos como anemias, dores de cabeça nos ossos e articulações, prejudica a qualidade de vida e pode levar à morte. O Brasil tem o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo. O número é de 1.369.754 doadores, um crescimento de 10.814% em relação a 2001, quando havia 12.550 pessoas registradas. Com a ampliação, o Brasil alcançou a meta do Programa Mais Saúde três anos antes da data prevista. O objetivo era alcançar 920 mil doadores até 2011. Mesmo com o avanço, os pacientes com leucemia ainda enfrentam dificuldade em encontrar um doador compatível. Quando não há um parente próximo que possa doar, a solução para o transplante é justamente procurar um doador no Redome. Porém, estima-se que, para um milhão de pessoas, há apenas um doador compatível

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA E VOLTE SEMPRE.

Variedades.