domingo, 26 de setembro de 2010


Cacau orgânico abre mercado no mundo

Banco financia cultivos do fruto na América Central, beneficiando mais de 11 mil produtores

por Agência EFE
Editora Globo
cacau, planta originária da Amazônia que se estendeu para a América Central e México, onde os maias, olmecas e astecas já a conheciam, está abrindo mercado pouco a pouco através da produção de uma variedade orgânica que está sendo financiada parcialmente pelo Banco Centro-Americano de Integração Econômica (BCIE). 

"Poderíamos dizer que o Banco Centro-Americano de Integração Econômica (BCIE) aposta no resgate do cacau centro-americano, planta que é originária desta região", afirmou o coordenador do Projeto Mercados Centro-Americanos para Biodiversidade, José Guillermo Flores. O funcionário do organismo financeiro regional explicou que, através do projeto, é financiada a produção de cacau e café orgânico na Costa Rica, El Salvador, Honduras e Nicarágua, beneficiando cerca de 11.500 pessoas que se dedicam a esta atividade nos quatro países da região.
Editora Globo
Produtores recebem incentivos para produzir o fruto de maneira orgânica
O mesmo projeto financiou a concessão de US$ 1,9 milhão em créditos para 2.310 pequenos produtores de café e cacau orgânico nestas quatro nações, acrescentou Flores. Ele lembrou que, no caso de Honduras, há cerca de 50 anos foi introduzida uma variedade para aumentar a produção de cacau que não era fino, o que não teve os resultados desejados entre os produtores pelas exigências de qualidade da indústria do grão, que agora oferece produtos 'gourmet' aos consumidores. 

cacau convencional não alcança os níveis de qualidade do orgânico, e seu preço nas bolsas oscila. 'De manhã pode estar a um preço alto e à tarde, no chão', disse Flores, que considera que o fruto orgânico tem muito futuro entre os produtores centro-americanos. 

O presidente da Associação de Produtores de Cacau de Honduras (Aprocacaho), Aníbal Ayala, afirmou que "o futuro do cacau orgânico é lisonjeador". Segundo o presidente, esta associação conscientiza os produtores deste cultivo para que conheçam a diferença entre o cacau convencional e o orgânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA E VOLTE SEMPRE.

Variedades.